RECUPERAÇÃO DAS DROGAS.

Site lançado

19/07/2011 21:58

 

 

Após presenciar a morte de vários adolescentes na nossa comunidade ( SG, RJ ) por envolvimento com as drogas e a criminalidade, iniciei um projeto de prevenção primária, que teve início em março de 2006. Hoje, mais de 30 jovens entre 10 e 18 anos participam semanalmente do projeto. Recebendo orientação, palestras, dinâmicas, noções de cidadania e espiritualidade, aprendem a escolher entre o certo e o errado e a terem dentro de suas realidades uma qualidade melhor de vida. Todos os que participam do projeto estão de novo na escola, participam de uma escolinha de futebol para meninos e meninas, iniciaram um grupo de teatro, que se apresenta para outros jovens nas escolas, e em outros municípios. A cada semana novos jovens nos procuram. Creio que prevenir é formar no jovem uma consciência antidroga, criando condições para que exerça seu próprio policiamento, rejeitando tudo que prejudique a sua saúde física, mental, social e espiritual. Isto implica na formação de atitudes, habilidades, na internalização de valores construtivos e no despertar da capacidade reflexiva.

Educação preventiva é uma relação entre pessoas com interesses comuns, envolvendo sentimentos, crenças, valores, vivências, aspirações e motivações. O ato de educar pressupõe um relacionamento baseado na confiança, empatia e respeito mútuo.

Entre saber agir, entre ensinar e aprender há distâncias enormes que nem sempre são transpostas, e cabe o instrutor, baseado na competência e credibilidade, encurtar e transpor essas distâncias. É o que tenho aprendido ao longo do tempo.

Este projeto me faz lembrar que, para mudar a realidade do Mundo, de um País, de uma região, de um Estado, de um Município, de um bairro, de uma família, é preciso mudar a realidade de uma criança, que será o futuro deste mundo que sobrevive a cada dia.

Voltar

Pesquisar no site

© 2011 Todos os direitos reservados.